segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Como, quando, onde?

Mas, o que é Ilhabela?


Ilhabela é um dos únicos município–arquipélago marinho brasileiro e está localizado no litoral norte do estado de São Paulo. Possui uma das mais acidentadas paisagens da região costeira brasileira, com todas as características de relevo jovem. Suas principais ilhas são, pela ordem em termos de área, a de São Sebastião, a dos Búzios, a da Vitória e a dos Pescadores - todas habitadas. Fazem parte ainda do arquipélago os ilhotes das Cabras, da Sumítica, da Serraria, dos Castelhanos, da Lagoa, da Figueira e das Enchovas.


Com 337,5 km², a Ilha de São Sebastião é a segunda maior ilha marítima do Brasil, superada apenas pela de Santa Catarina. Em sua orla – com 128 quilômetros de extensão – o relevo desenha reentrâncias e mergulhos, com 45 praias principais e outra dezena de pequeninas praias situadas irregularmente ao pé das escarpas.




Ilhabela, ao centro, com São Sebá à oeste. As outras ilhas são Búzios e Vitória, de oeste para leste.

O planejamento geral da viagem já está pronto. Nossa vontade é fazer a travessia entre o Natal e o Ano Novo de 2013, sem uma data específica nem um prazo muito rígido pra terminar. Acredito que podemos fazer o trajeto entre 5 e 6 dias, parando nas praias para descansar e pernoitar. A ideia é curtir, sem pressa.

Planejamos levar algo cerca de 20 kg cada um em bagagem, à qual estão incluídos roupas, barracas, equipamento de mergulho, primeiros socorros, comida e água, entre outros itens importantes.
À princípio iremos iniciar a volta pelo sul da Ilha, no sentido anti-horário. Planejamos sair do Bairro de São Francisco, em São Sebastião, atravessar o canal e, no primeiro dia, alcançar a praia do Bonete, no sul. Pensamos até, caso tenhamos tempo e disposição, em passar uma noite em Búzios.

Ahoy!

4 comentários:

  1. Fala Primão!!!
    Lembre-se que a correnteza no canal varia entre 2 até 5 nós, lembrando que as correntes mais fortes são as de SUL, vale muito a pena da uma pesquisada sobre isso, lembre-se também que quanto mais raso menos corrente, seria interessante descer para o Bonete com a corrente e vento de leste, que vcs com certeza conseguem alcançar o objetivo, porém se a corrente continuar de leste, a dificuldade para passar a ponta do Boi vai ser maior, pelo menos vai ser a menor parte de corrente contra. uma coisa que seria muita sorte era pegar a virada de maré e vcs pegarem a parte da baia de Castelianos com corrente a favor. Cuidado ao entrar lá! as correntes fazem uma especie de redemoinho, daí pra frente fica SUAVE!!!!
    No tudo nada melhor que um bom dialogo com os pescadores locais!!!

    Boa Sorte Primão!!!
    Abraços, Pedro Paulo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons conselhos do experiente velejador Pedro Paulo, carioca criado em S.Sebastião, entendido nos humores e mau-humores das marés! Obrigada, campeão...

      Excluir
    2. Com uma consultoria assim eu vou até Vitória!! heheheh valeu, primo!

      Excluir
  2. Hehe! Homens do mar, uni-vos! Eu também gostei muito das dicas do velejador Pedro Paulo, velejador apaixonado, muitas vezes campeão (em regatas no canal de São Sebastião e em outros mares)... Não se pode ignorar as dicas de um velejador experiente!

    ResponderExcluir