sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O último treino

Conforme já tinha exposto, devido a alguns problemas fiquei um bom tempo sem poder ir pra São Sebá pra remar. Porém, no dia 1º de dezembro consegui escapar no sábado, entre uma viagem e outra, e desci pra realizar o, talvez, último treino antes da travessia. Chegando em São Sebastião, eis que o sr. Donizete me vem com a surpresa:

A surpresa do Capitão

Ele havia feito quatro adesivos com o endereço do blog pra colar nos caiaques! Hehehe, boa sacada!

Levamos os coletes e sacos-estanque recém adquiridos para testá-los. O dia estava fechado, com garoas esparsas, mas o mar estava liso, de sul, com vento quase que nulo. Saímos de São Francisco, na frente do convento, e atravessamos o canal em linha praticamente reta, em direção ao Saco da Capela, próxima à Vila, na Ilhabela. Remamos 5,7 km em 1h34m, velocidade de 3,6 km/h (aproximadamente 1,5 nó). Sim, decepcionante.
Lá na praia encontramos o Daniel, um paulistano que possui uma casa em Caraguá e que estava curtindo um dia não muito de praia em Ilhabela. Se aproximou com curiosidade e perguntou se vínhamos do outro lado do canal. No final, revelou que tinha também um caiaque e que gostava de remar, e marcamos de dar umas voltas qualquer dia desses. Nos despedimos e voltamos à bordo.

No meio do canal.

A volta foi um pouco melhor, mas ainda bem ruim. Saímos do Saco da Capela em linha reta até o píer do Pontal da Cruz, em São Sebastião, e depois fomos margeando até o Bairro. Total de 6,4 km, em 1h35m, velocidade de 4 km/h (quase 2 nós).

Mar manso.

Apesar do desempenho bem decepcionante (e, na verdade, mal explicado), acredito que foi mais uma boa saída. Atravessamos o canal tranquilamente, com um pouco de chuva na volta, e, particularmente, me senti preparado para o que viemos planejando há alguns meses. Agora, acredito que a próxima vez que estes caiaques tocarem a água do mar vai ser pra dar a volta na Ilhabela! 

13 dias para a largada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário