sábado, 7 de dezembro de 2013

Lidando com as marés

por Geraldo Nascimento


Vinte e seis de dezembro, dia previsto para a nossa saída, estaremos em lua minguante e no verão. Com isso aumenta a chance de termos vento de leste.
Sendo assim, sairemos pelo lado sul, que é a nossa saída preferida. Teremos que remar mais para atravessar o canal, porque estaremos com vento e corrente por bombordo. Pela manhã esses ventos são mais fracos e vão aumentando a medida que o sol vai subindo. Mas depois que atravessarmos o canal a situação deve melhorar, porque então teremos vento pela popa.
Não gostaria de ter que sair pelo lado norte, porque pegaremos de cara distâncias curtas, deixando as mais longas para o final, quando estaremos mais cansados e, possivelmente, ansiosos.
O movimento das mares não deverá influenciar muito.

São Sebastião, à direita, e Ilhabela. Não sei de quem é a foto para dar os créditos.

Encontrei hoje com meu amigo Rubens. Depois dos cumprimentos de costumes, tipo "faz tempo que não lhe vejo", "você sumiu", "nunca mais foi ao Bonete", passamos a conversar. Rubens é um dos caiçaras que eu mais respeito em termos de mar. Boneteiro muito experiente, trabalhamos juntos por muitos anos até minha aposentadoria. Depois de muita conversa, me perguntou quando iria aparecer em sua casa no Bonete. Então, lhe contei da aventura que estamos preparando e que nos veríamos em breve. Para quem não conhece Rubens, quando ele não sai da Vila por causa do mar ressacoso, é porque a coisa está realmente feia. Muitos o tem por louco; eu acho que ele tem é muita experiência de mar e sabe ler com olhar mais clínico o movimento das ondas, melhor que outros caiçaras. Eu confio muito nele. É quase um guru para mim. Então, quando lhe falei da aventura ele respondeu: -Tranquilo, é só ir devagar, passeando, você vai conseguir boas marés. Falei do meu receio para passar na Ponta do Boi. E ele: - É fácil, não chega muito perto da costeira mesmo com o mar calmo. Havia muita tranquilidade nos seus olhos. Foi um dos poucos que não me chamou de louco. Nos despedimos prometendo nos encontrar no Bonete. Até lá Rubens, meu amigo.


19 dias para a jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário