domingo, 7 de setembro de 2014

De volta à prancheta de planejamento!

Decidimos, decidimos sim. Vamos voltar ao mar no final desse ano, dessa vez para a circunavegação da Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro.
Andei fazendo alguma pesquisa sobre isso, e, ao que me parece, é um roteiro muito mais comum do que a volta à Ilhabela. Há diversos relatos na internet, o que indica que essa remada não deve ser das mais difíceis, e ainda menos se comparado . Alguns dados coletados reforçam ainda mais essa impressão:

  • O contorna da Ilhabela é ligeiramente maior: 130 km contra 120 km da Ilha Grande;
  • Enquanto a Ilhabela possui dois trechos de mais de 20 km de costões sem pontos de apoio (praias), na Ilha Grande o maior trecho de costão possui cerca de 10 km;
  • Ilhabela possui 45 praias com possibilidade de aproximação e atracamento para os caiaques. Ilha Grande possui mais de 100;
  • As opções de praias desertas para acampamento na Ilha Grande são muito mais numerosas que na Ilhabela, o que nos dá maior margem de manobra em relação à logística;
  • A face voltada para o oceano na Ilha Grande é muito menos exposta que a face oceânica da Ilhabela, o que pode (PODE) indicar que as correntes são menos tempestuosas ali que acolá.
Contudo, há um grande contra. Enquanto a região da Ilhabela era amplamente conhecida pelos aventureiros, nunca estivemos antes na Ilha Grande. Assim, a maior parte do planejamento terá que ser realizada a partir de relatos já existentes. Uma outra saída seria fazer uma visita à ilha previamente, coisa que meu pai já está maquinando.

Sabe aquelas borboletas no estômago? É, amigo, aqui estão elas de novo...!

Um comentário:

  1. Olá, Donizeti! Aqui estou eu! Torço que saia logo essa circunavegação de Ilha Grande. Adoraria escutar as estórias da travessia pessoalmente. Abraços; Sérgio e Carol (sergio@tresnomundo.com.br)

    ResponderExcluir